10 de janeiro de 2010

Primeira vitória no campeonato

O Porto Salvo obteve esta tarde a primeira vitória do campeonato, num Adriano Canas impraticável e com a singularidade de o trio de arbitragem ser composto por duas mulheres e um homem.
O Atlético começou o jogo praticamente a ganhar, num lance de contra-ataque finalizado com um chapéu à entrada da área do avançado Armindo ao guarda-redes do Santo António de Lisboa.
A partir daqui assistiu-se ao pressing dos visitantes, que não esperavam sair derrotados do campo do último classificado. O Santo António acabou por empatar perto do intervalo, depois de um falhanço do guarda-redes do Porto Salvo, que praticamente ofereceu a bola ao avançado visitante (redimiu-se com algumas boas defesas na segunda parte). Até aos 45 minutos, o Santo António galvanizou-se e tentou levar a vantagem para o intervalo, o que não conseguiu.
Na segunda parte, assistiu-se a uma entrada mais pressionante dos visitantes, com o Porto Salvo a responder em contra-ataque. Cerca dos 30 minutos, a árbitra assistente assinalou (e bem) uma falta na área do Santo António: um defesa visitante decidiu 'estrangular' o Baldaia, quando disputavam a bola. Depois do já habitual 'sururu', o Adão lá marcou o 2-1, fixando o resultado final. Nos últimos minutos, o Santo António ainda dispôs de pelo menos duas claras oportunidades de golo, mas não conseguiu evitar a derrota na casa do último classificado.
Este foi o primeiro jogo da equipa sénior a que assisti nesta época e fiquei sem perceber porque é que só tinha dois pontos amealhados. O que ficou hoje provado é que com garra, o Porto Salvo ainda pode sair do último lugar. Para estas situações, recordo sempre a história do Rio Ave, quando o Carlos Brito pegou na equipa com 2 pontos à 17ª jornada: 'Vamos descer, mas vai ser com dignidade', foi o que disse. Nessa época, o Rio Ave salvou-se da descida de divisão, com uma segunda volta extraordinária. Vamos ver se a história se repete em Porto Salvo...

Sem comentários: