15 de fevereiro de 2015

Domingo de Carnaval só podia dar em palhaçada


Ficou este domingo explicado (e provado) que a subliderança do Damaiense no campeonato da I Divisão, série 2, é um mito. Depois de na primeira volta o PORTO SALVO ter perdido o jogo apenas porque respeitou demais a equipa da Damaia, hoje quem esteve (e foram muitos) no Complexo Desportivo de Porto Salvo percebeu que há mistérios insondáveis que têm levado esta equipa do concelho da Amadora até ao 2º lugar da classificação. 
Numa partida muito táctica mas bem jogada, contam-se pelos dedos das duas mãos as verdadeiras oportunidades de golo. O PORTO SALVO, com dois reforços, um dos quais na baliza, entrou bem no jogo, a pressionar no meio campo, mas a equipa visitante mostrou ter engenho na arte de bem defender. A primeira parte foi equilibrada, com mais pendor ofensivo do PORTO SALVO, que até criou duas boas oportunidades de golo, apesar da contrariedade de ter de fazer uma substituição forçada (por lesão) aos 31 minutos. 
No segundo tempo, o PORTO SALVO entrou praticamente a marcar, aos 47', num belo chapéu à entrada da área. Um grande golo do Márcio. Só a partir daqui é que a equipa do Damaiense procurou criar jogadas de ataque, deixando a defesa desguarnecida. E foi até aos 61' que o PORTO SALVO jogou melhor, aproveitando o balanceamento no ataque dos visitantes e procurando com transições rápidas chegar mais perto da baliza do Damaiense. Comprovou-se que sob pressão a defesa da Damaia é perfeitamente transponível. Até que chegou o minuto 62'. O árbitro Hugo Guerreiro inventou uma falta no meio campo (quando durante a partida deixou 'passar' em claro várias cargas pelas costas, nomeadamente dos defesas do Damaiense aos avançados do PORTO SALVO) e daqui nasceu o golo do empate. A partir daqui, assistiu-se a um circo, que, apesar de ser domingo de Carnaval, não foi encomendado por ninguém. A equipa do PORTO SALVO atarantou-se um pouco com o golo e o Damaiense procurou mais o ataque, sempre mais 'rijos' nas bolas divididas que os jogadores do PORTO SALVO - sendo que o tal senhor Hugo, na maior parte das vezes, deixou jogar, como era, aliás, sua competência para manter o 'status quo' nesta série. E acabou por chegar o 1-2, numa jogada de insistência do ataque dos visitantes, aos 84 minutos. Confesso que em 25 anos a assistir a jogos em Porto Salvo me lembro de uma equipa ter festejado tanto um golo como aconteceu com o 2º golo do Damaiense. Quando já os visitantes estavam prontos para a festa (porventura, para celebrar com mais três indivíduos, um dos quais com as insígnias da FPF...), o PORTO SALVO, aos 88', chegou ao empate e evitou que males maiores viessem com o final e o pós-jogo. Um resultado mentiroso (como já tinha sido o da primeira volta), que premeia o Bobadelense e que decerto satisfez mais os jogadores e adeptos do Damaiense que os de PORTO SALVO.
Sobre a arbitragem, nada mais a referir. 
Sobre a equipa, lutou, fez pela vida, está de parabéns.
Sobre o Damaiense, honestamente, não merecem estar em 2º lugar.
E já agora, sobre a PSP: confesso que não sei, mas quem chefia a esquadra de Porto Salvo deve ter alguns problemas de fígado. É pena. Quem vai à bola vai para se divertir. E não se percebe porque motivo nuns jogos ninguém pode sequer encostar-se ao gradeamento do lado da bancada, e no jogo de hoje o treinador do Damaiense, que estava suspenso, pôde passar 85 minutos encostado a esse gradeamento, no local reservado aos associados do PORTO SALVO, sem que nenhum dos 4 polícias presentes o impedisse. Mas, como já referi, provavelmente são problemas de fígado. 

Sem comentários: