17 de dezembro de 2014

Breve análise ao desempenho das nossas equipas

Segue uma breve análise ao desempenho das nossas equipas até agora e expectativas para o resto da época:
Seniores
A equipa principal ocupa actualmente o 3º lugar na série 2, numa das provas mais equilibradas dos últimos anos. Dos jogos a que assisti, apenas num vi uma equipa ser nitidamente superior, mas também porque o PORTO SALVO mostrou demasiado respeito: Damaiense. Uma equipa bem organizada, mas que está ao alcance da equipa treinada pelo mister Hernâni. Dos restantes jogos, vi uma derrota pesada na Bobadela (0-3), mas que resultou de um mau jogo do PORTO SALVO- na verdade, parece que nunca chegou a descer ao relvado nessa tarde gelada. De resto, vi uma equipa coesa, com garra, que tem sido penalizada e tem sofrido golos devido a faltas de concentração - e, nalguns casos, como na última visita à Tapada das Mercês, falta de eficácia no ataque. Acho que há equipa (e jogadores) para conseguir lutar pela subida de divisão - até porque dos 11 jogos que ainda faltam na 1ª fase, 8 vão ser disputados no Complexo Desportivo de Porto Salvo.
 
Juniores
A equipa junior tem oscilado as exibições entre o muito fraco (derrota na visita ao Águias da Musgueira e na recepção ao Fontainhas) e o quase heróico (derrota na recepção ao Belas). Nota-se que há jogadores com potencial, mas em certos momentos do jogo falta equipa, falta cabeça. A forma como tem sofrido golos de modo quase infantil deverá ser motivo de trabalho da equipa técnica - a defesa ainda tem falhas na abordagem dos lances. O que vi na recepção ao Belas mostrou que a equipa quer dar a volta por cima e que tem capacidade para isso - quando remam todos para o mesmo lado. Há matéria-prima para ficar entre os seis primeiros da série - basta ter atuações mais regulares e aumentar a concentração em momentos chave do jogo, de modo a evitar calafrios, como o vivido na visita ao SL Olivais.
 
Juvenis
Assisti a poucos jogos da equipa de juvenis, mas do que vi percebi que há ali miúdos com um futuro promissor. Vê-se que há trabalho táctico, mas ainda é preciso dar-lhes maturidade para que funcionem mais como equipa e discutam menos quando as coisas correm menos bem (o melhor exemplo é o que se passou na visita ao Arsenal 72). É uma equipa com muitos empates, mas que tem mostrado potencial para estar mais dois/três lugares acima do 8º lugar que ocupam actualmente.
 
Iniciados
A equipa de iniciados teve a sua 'coroa de glória' na vitória contra o Belenenses, por 2-1. Foi um jogo que mostrou que saber defender é meio caminho andado para o sucesso. Nos restantes jogos que vi da equipa, reparei que há miúdos com potencial, mas que a equipa parece por vezes desequilibrada - há os que correm muito e os que se arrastam... Mas apenas vi um jogo menos conseguido (na visita ao Linda-a-Velha). A equipa deverá ficar a meio da tabela na sua série.
 
Estas são análises pessoais e baseiam-se apenas na percepção que fui tendo depois de assistir a 18 jogos até agora na presente época: seis dos séniores (5 do campeonato + 1 da taça), seis dos juniores, três dos juvenis e três dos iniciados. Espero ter contribuído para a melhoria e engrandecimento do nosso clube.

Sem comentários: